Thursday 3 November 2011

O tempo que se chama Hoje

O hoje sempre revela muitas surpresas. Algumas vezes, somos tão cegos que não conseguimos enxergar as mesmas bem diante dos nossos olhos. Estamos com nossos olhos vendados pelos nossos desejos e medos, ou estamos confusos sem saber em que direção deveríamos estar seguindo.

O hoje sempre é o tempo certo para meditarmos sobre o passado com a finalidade de percebermos o resultado de nossos escolhas. Estudar sobre o que deu certo e o que deu errado. Que atitudes repetir e que atitudes não. Não deveríamos olhar o passado em busca de tristezas, mas sim em busca de saberdoria.

O hoje sempre é o tempo certo para nos prepararmos para o futuro. Para plantarmos as sementes que ditarão a realidade que viveremos amanhã. Também é olhando para o futuro que ganhamos forças para viver o hoje. Simples: Ninguém que trabalha no campo, semeia se não soubesse que no tempo certo, iria colher aquilo que planta. Assim se dá numa esfera maior da realidade: Levantamos todos os dias por que desejamos ver os resultados de nossas ações. Ninguém trabalha 30 dias e não espera receber seu pagamento no final do mês. Ninguém estuda 3, 4 anos em uma universidade não esperando receber um diploma no final da mesma. Ninguém ama por meses ou anos não esperando um mínimo de carinho, respeito e amor do outro par. (todos esperamos a paga pelo que fazemos)

O ser humano vive o hoje, para reviver o que foi bom no passado, para não viver o que foi ruim no passado. O ser humano vive o hoje, por que deseja ver os resultados das sementes que plantou.

Levantamos e continuamos na estrada da vida por que sonhamos. Por que temos objetivos que desejamos ver realizados em nossas vidas. Por que temos esperança. Vivamos o hoje.

"Bibamus, moriendum est."

É provável, porém não comprovado, que esta frase tenha tido Seneca como autor. Eu pessoalmente acho o sentido da mesma muito perigosa. Talvez o autor não acreditasse no propósito de sonhar e de enxergar a vida com esperança no por vir. Se eu mesmo não acreditasse no amanhã, eu já estaria morto.

Benjamin Franklin disse: "Some people die at 25 and aren't buried until 75." Sou obrigado a concordar com o mesmo.

1 comment:

  1. Um brinde ao hoje, que é sempre uma nova oportunidade e a chance de se renovar. Gostei de "Ninguém ama por meses ou anos não esperando um mínimo de carinho, respeito e amor do outro par. (todos espermos a paga pelo que fazemos)".
    Abs!

    ReplyDelete