Sunday 6 November 2011

Sementes

"Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais onde não havia terra bastante, e logo nasceu, por que não tinha terra funda. Mas vindo o sol, queimou-se e secou-se, por que não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra e deu fruto: Um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça." [*]

Eu tenho buscado pela Paz. Não, não é uma busca das mais fáceis. E existem muitas palavras mágicas, atalhos suspeitos, falsos mestres e pessoas vivendo de enganos pelo meio do estrada.
E mesmo que eu viesse até aqui com uma resposta, sendo ela verdadeira, ainda assim ela poderia ser inútil para você. Cada um tem sua busca pessoal. Cada um deve experimentar a vida em busca de saciar sua própria sede.

Não tenha medo de viver. Não tenha medo de buscar por respostas.

Ainda há fantasmas me assombrando. Estão sob aparente controle no momento, mas sei que ainda estão lá. E é claro que eu gostaria que apenas deixassem de existir. No entanto, não é assim que funciona. Preciso confrontá-los. Certas situações na vida são como uma doença sem profundos sintomas: Se você apenas as ignorar, elas vão crescer e crescer, te acompanharão aonde você for e um dia, se manifestarão de forma que você não poderá mais fingir que as mesmas não existem. Até o dia em que as consequências possam ser irreversíveis.

Fingir que não está doente não cura a doença.

Eu tenho sentido mais paz do que há algumas semanas ou meses atrás. Eu tenho conversado com pessoas maravilhosas, sonhado novamente e voltado a sentir sede! Estou me reiventando mais uma vez e buscando me calar para ouvir o rio. [**]

E tenho semeado. Para no tempo certo, experimentar doces frutos.



[*] Mt. 13:3-9
[**] Siddhartha by Herman Hesse.

1 comment:

  1. Que as suas sementes caiam em solo fértil e a sua colheita seja proveitosa!

    Que a sua sede possa ser saciada, ainda que não sempre, mas que aos poucos encha seu copo.

    Que essa atmosfera memorável de paz e criação inunde nossos dias e nossos projetos!

    "Everyone can perform magic, everyone can reach his goals, if he is able to think, if he is able to wait, if he is able to fast." Siddhartha, HH.

    ReplyDelete