Wednesday 23 November 2011

[ Respeito ]

Na grande maioria das pessoas, coexistem os pontos de partida para as duas correntes de comportamento que são aparentemente díspares. A estrutura emocional delas se situa em algum ponto intermediário, numa região de tons acinzentados que podem vir a se tornar mais claros ou mais escuros com muita facilidade, pela simples interação.

Às vezes, essas reações instintivas são difíceis de se superar, às vezes, pode ser que as mesmas sejam permanentes.

Talvez o segredo esteja apenas no respeito.

Aquele que demonstra respeito por qualquer pessoa que passe pela sua vida se mostra sábio. Muitas pessoas fazem questão de frisar que o seu respeito deve ser conquistado, e como boa parte delas, tive a oportunidade de observar que não é uma tarefa fácil.

Muitas pessoas exigem que qualquer um que esteja interessado na sua amizade, primeiro ganhe o seu respeito; além de entender esse ponto de vista, eu confesso que era o meu próprio meio de agir.

Mas a vida costuma ensinar importantes lições e com o passar dos anos, percebi que exigir que uma pessoa conquiste o nosso respeito é, por si só, um ato de arrogância, um modo de dar-se importância que, por sua própria natureza, implica que o seu respeito é algo digno de ser ganho.

Pode parecer uma alternativa sutil demais, mas com certeza não é. Mesmo quando houver a interação com pessoas estranhas, a atitude não deve permear o menor ar de superioridade. Aos olhos e no coração, deve-se considerar o outro igual. Devemos ser capazes de agir assim, com sinceridade, para enxergarmos o mundo através dos olhos das outras pessoas.

Desde então, tenho enxergado uma abordagem diametralmente oposta, de aceitação e sem pré-julgamentos. Quando eu vir a conhecer uma pessoa, eu não devo cobrar dela que a mesma conquiste o meu respeito. Eu devo conceder, com satisfação e boa vontade, na esperança de que, ao fazê-lo, terei a oportunidade de aprender mais.

Algumas pessoas poderiam vir a encarar isso como fraqueza ou covardia. Não importa. Não é o medo que deve guiar nossas ações. Deve ser a esperança.

No comments:

Post a Comment