Thursday 20 October 2011

Um Lugar para se chamar de Lar

Eu pedi poucas vezes mas fui ouvido.

Quando ainda estamos na Estrada, está em nossas mãos a oportunidade de fazer diferente. Não temos um compromisso ou amarra qualquer que nos impeça de buscar por nossos sonhos. A Estrada é bela por este motivo: Estamos em movimento!

Quando conquistamos algo, muitas das vezes sentimos em nossos corações um estranho sentimento. Não, não estou falando sobre orgulho próprio, regozijo ou sentimento de dever cumprido. Estou falando de algo mais sombrio e que muitas das vezes, preferimos esconder: A Insatisfação.

O ser humano é um insatisfeito por natureza. Sempre deseja mais do que realmente necessita. E quando não alcança, se entristece, reclama e ainda perde o foco do que é importante. Nos preocupamos tantas vezes com aquilo que vamos comer, vestir e usar, que ignoramos o fato que "ser" é muito mais importante do que "ter".

Claro que o Sistema tem parte nisso. E não é uma participação pequena. Há realmente um interesse por parte do Mercado, que não venhamos a formar uma Sociedade preocupada em "ser". Isso não vende! Não gera receita! Isso te faz estar fora das engrenagens da máquina. E a Sociedade automaticamente envia a mensagem de que, estar fora do Sistema te faz ser um pária.

Eu gosto de ser um pária. Não que a solidão seja a resposta, mas entre ser mais um peão nesse taboleiro, e seguir meu próprio caminho, sem dúvida que fico com a segunda opção.

Estar na Estrada significa que você, tendo alcançado ou não seus objetivos, continua se movimentando em busca de respostas. Você não está satisfeito com a realidade ao seu redor. Não se trata de querer um carro melhor ou um celular mais moderno. Se trata de querer melhorar como ser humano. De aprender com os próprios erros, ser capaz de se perdoar e seguir a diante.

Estar na Estrada é estar a procura de um lar. Por que no fundo, eu me sinto simplesmente como um náufrago. Alguém que sobreviveu a tempestade do "despertar", mas que agora se depara com a solidão de se sentir perdido em uma ilha em meio aos destroços que restaram do navio de minha antiga vida.

Posso não saber exatamente onde eu estou. Mas sei que depois de tanto nadar, nào vou simplesmente esperar pela morte nesta praia.

2 comments:

  1. "Não se trata de querer um carro melhor ou um celular mais moderno. Se trata de querer melhorar como ser humano."

    Glauco, acho que fomos separados no nascimento. rsrs

    Sinto que não busco nada externo; a minha busca é interior.

    Outro dia li uma citação do Hesse que me fez pensar em você:

    "There's no reality except the one contained within us. That's why so many people live an unreal life. They take images outside them for reality and never allow the world within them to assert itself."

    Não fazemos parte de nada disso, mas o fato de existirem pessoas como você me faz acreditar que há mais de um náufrago nessa ilha. Ou seja, não estamos sós. :)

    ReplyDelete
  2. Asas ao vento é a alma sem rumo!

    ReplyDelete