Thursday 21 June 2012

Sweet Lightness - Part One

Ele perdeu as contas de quantas vezes se mudou nos últimos 4 anos, desde que abandonou seu país e sua antiga vida. E, depois de um longo dia de trabalho, ele está em um trem, indo em direção a casa para onde ele se mudou há poucos dias atrás.

O tempo deixa de ser percebido enquanto ele se aprofunda nas questões levantadas pelo autor do livro que está sendo lido por ele. Ele é interrompido e trago de volta a este mundo por uma senhora de avançada idade que se senta ao lado dele no trem. Logo, algo curioso chama a sua atenção: A senhora ao seu lado tira da bolsa de couro vermelha um tablet. E começa também a ler.

Ele olha para si mesmo e percebe o velho livro em suas mãos. Páginas amareladas, capa amassada e abas deixadas para marcar algumas páginas. Do seu lado, a mesma senhora passa delicadamente os dedos pela tela do tablet, em um movimento natural, completamente penetrada em sua leitura. A contradição o leva a sorrir. Velho e novo se misturam naquele trem. Mas a viagem é a mesma e também possui o mesmo destino.

Foram semanas até que uma força maior tomasse o controle e o permitisse expressar uma pequena parte daquilo que o tem atormentado. Ele tem sentido uma necessidade avassaladora de estar só. Talvez ainda haja a necessidade de registrar de alguma forma, parte dos sentimentos que o dominam.

Ele não sente saudades dela. Não que outra pessoa tenha ocupado o espaço deixado há meses atrás. Olhando para trás, ele se regozija no fato de hoje estar completamente só. Nos últimos anos, ele colecionou mais desafetos e perdeu mais amizades do que conquistou. Isso foi motivo de tristeza por alguns dias. Hoje, ele não se importa mais.

"Es muss sein" 

O capítulo lido dias atrás o permite viajar de volta para uma fase vivida por ele há pouco mais de um ano, quando, deixando o peso de suas responsabilidades e deveres, se permite viver um dos seus mais antigos sonhos. Ele não conseguia enxergar qualquer outra opção naquele momento. Estava apaixonado e estava diante de si, a oportunidade que tanto ansiava. "Es muss sein" - It must be!

Ele não se arrepende do que fez, apesar de todas as consequências e feridas que sua decisão proporcionou tanto a si mesmo quanto em pessoas tão estimadas por ele. Simplesmente por que aquilo precisava ser feito! E apenas após ter lido um determinado capítulo de um determinado livro, ele compreendeu isso.

- Continua.

1 comment:

  1. Fazer o que deve ser feito e colecionar desafetos são duas das coisas que o seu amigo aqui entende bem... rs

    Forte abraço!!

    ReplyDelete