Monday 19 December 2011

Sobre o que Abandonamos

Quando se vê ou ouve certas posições e opiniões, nem sempre o silêncio pode ser mantido.
O que se revela, realmente, é o quanto as pessoas estão cada vez mais menos interessadas em buscar viver certos valores. Tantas pessoas que deveriam ser exemplo, e que hoje, estão afundadas quase que por completo num mar de lama. Se deixaram vencer pela grande nuvem de testemunhas negativas, e hoje, decidiram parar de nadar contra e deixaram-se levar pela correnteza. Deixaram ainda, seus sonhos para trás. Passaram a enxergar que talvez, a realidade não possa compreender seus ideais. Talvez a geração atual nem mesmo possua as mesmas recordações que eu possuo. Releio certos textos que escrevi há 5, 6 anos atrás e mal compreendo para quem eu havia dirigido minhas palavras. Me sinto em outro mundo, sob outras regras. Me fora passada lições tão diferentes. Mas hoje, em nome de um discursso politicamente correto, onde se privilegia a liberdade individual, negamos certas verdades que tantos viveram e morreram para nos entregar: Honestidade, Fidelidade, Lealdade, Honra, entre muitas outras virtudes que hoje, parecem ir contra tudo o que as pessoas estão vivendo.

Não quero fazer discurssos moralistas. Não quero me apresentar como um exemplar de moralidade e perfeição de carácter: Sou falho. Talvez mais falho do que a maioria exatamente por reconhecer nessas virtudes, o caminho para uma vida mais equilibrada e não conseguir segui-las da forma que tanto gostaria. Mas ignorar e viver como se tudo isso fosse apenas ingredientes para contos de fadas, não é o caminho para o qual fui educado e moldado até aqui.

O amor se esfriou. Somos todos julgados.

Procuramos a nossa volta por alguém: Uma alma que seja, que possa nos apontar uma direção. Mas não mais observamos a direção apontada. Julgamos quem aponta. Abandonamos a busca por um propósito para nossas vidas.

O Errado, por mais que todos possam fazê-lo, continuará, até o fim dos tempos, errado.
O Certo, por mais que todos deixem de fazê-lo, continuará até o fim dos tempos, certo.

Não se permitam adormecer. Ninguém é perfeito abaixo dos Céus. Mas nem por isso, devemos inverter os valores que no fundo de nossos corações, conhecemos como o certo e o errado. Não abandonem sua Fé, não abandonem seus corações. Aprendam, com equilíbrio, a dominar seus desejos e ambições.

Termino por enquanto recitando um provérbio Chinês:

"O Homem que domina os demais é forte. O Homem que domina a si mesmo é poderoso."

2 comments:

  1. Parabéns pelo BLOG, você escreve muito bem.
    Gostei dos textos.

    Abraços,

    God Bless you!

    Ivanilson Ribeiro
    Manaus

    ReplyDelete
  2. "O Errado, por mais que todos possam fazê-lo, continuará, até o fim dos tempos, errado.
    O Certo, por mais que todos deixem de fazê-lo, continuará até o fim dos tempos, certo."

    Muito bem dito.

    Abraços!

    ReplyDelete